Build Blender – Compilando Blender 2.5 no Linux

FEDORA 11

Antes de mais nada aviso que não sou expert no desevolvimento do blender por isso dúvidas muito “kamikaze” não poderei esclarecer, porém crei esse “How to” (Como faz) a compilação do Blender 2.5 em Linux, [(minha distro é Fedora 11 32 bit), mas com 64bits não tem problema], para facilitar (encurtar) o caminho do usuário para entrar no meio(source) desse espetácular software de desenvolvimento 3D.

Vamo lá!! =)


su (senha do root)

2ºAdicione esses repositórios extras
rpm -Uvh http://rpm.livna.org/livna-release.rpm  http://download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-stable.noarch.rpm  http://download1.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-stable.noarch.rpm

3º Depois
rpm –import http://rpm.livna.org/RPM-LIVNA-GPG-KEY

4º Instalar essas dependências (na verdade tem mais que o necessário para compilar o blender, é para compilar o cinelerra e/ou gimp também).
só copia tudo no terminal e dá um enter.

sudo yum install scons make subversion gcc gcc-c++ gcc-objc++ kino kino-devel dvgrab a52dec-devel a52dec alsa-lib-devel alsa-lib faac-devel faac faad2-libs faad2-devel faad2 fftw-devel fftw-static fftw fftw2-devel fftw2 lame-devel lame-libs lame twolame twolame-devel twolame-libs libavc1394-devel libavc1394 libiec61883-utils libiec61883 libiec61883-devel libraw1394-devel libraw1394 libsndfile libsndfile-devel libvorbis-devel libvorbis libogg-devel libogg liboggz-devel liboggz libpng-devel libpng libpng10-devel libpng10 libjpeg-devel libjpeg libjpeg-static libtiff-devel libtiff libtiff-static tritonus-esd esound-devel esound-libs freetype-devel freetype freetype-freeworld freetype1-devel freetype1 freetype1-utils mjpegtools-libs mjpegtools-devel mjpegtools y4mscaler OpenEXR-devel OpenEXR x264-libs x264 x264-devel gettext-devel gettext gettext-libs automake autoconf libtool libdv-devel libdv amrnb-devel amrnb amrwb-tools binutils-devel binutils arm-gp2x-linux-binutils mingw32-binutils gsm gsm-devel yasm zlib-devel bzip2-devel dbus-glib-devel hal-devel libnotify-devel gstreamer-devel gstreamer-plugins-base-devel gstreamer-plugins-bad-devel gstreamer-plugins-bad-extras gstreamer-ffmpeg gstreamer-plugins-good-devel gstreamermm-devel gstream-devel SDL-devel libzip libzip-devel ftgl ftgl-devel ffmpeg ffmpeg-devel ffmpeg-libs freealut openal openal-soft openal-soft-devel AllegroOGG ode ode-devel libXi libXi-devel libsamplerate libsamplerate-devel jack-audio-connection-kit jack-audio-connection-kit-devel xine-lib-extras qjackctl mplayer avidemux transcode audacious vnc mesa-libGL-devel libX11-devel libtheora libtheora-devel xvidcore xvidcore-devel gstreamer-plugins-bad gstreamer-plugins-ugly xine-lib-extras-nonfree vlc mencoder xine xine-lib libdvdcss ntfs-3g libdvdnav libdvdnav-devel totem-xine xine-lib-extras-freeworld kernel-devel kernel-headers libdvdread libdvdread-devel WebKit-gtk WebKit-gtk-devel aubio-devel boost-devel cwiid-devel desktop-file-utils gtkmm24-devel libcurl-devel libgnomecanvas-devel libgnomecanvasmm26-devel liblo-devel liblrdf-devel libsamplerate-devel libusb-devel libxslt-devel pkgconfig slv2-devel soundtouch-devel hicolor-icon-theme expat-devel flac-devel ladspa-devel libid3tag-devel vamp-plugin-sdk-devel zip libmad-devel openssl-devel python-devel xorg-x11-proto-devel libGL-devel libGLU-devel openjpeg-devel qhull-devel shared-mime-info dejavu-fonts shadow-utils aalib-devel babl-devel cairo-devel curl-devel fontconfig-devel gegl-devel glib2-devel gnome-keyring-devel gnome-vfs2-devel gtk2-devel gtk+ gtk+-devel gegl GConf2-gtk gtk-doc gtkhtml2-devel libexif-devel libgnomeui-devel libjpeg-devel libmng-devel librsvg2-devel libwmf-devel pango-devel poppler-glib-devel poppler-devel pygtk2-devel pygobject2-devel enchant enchant-devel libXmu-devel xorg-x11-server-devel sed intltool findutils lcms-devel gimp-libs glib2 gtk2 pango fontconfig gutenprint gutenprint-plugin gimp-print-plugin pygtk2 xml2 xdg-utils doxygen readline-devel ncurses-devel autoconf automake libfreebob-devel gimp-devel-tools gimp-devel fftw3-devel gtkglext glew gtkglext-devel glew-devel e2fsprogs audiofile nasm git libXt-devel libXv-devel libXxf86vm-devel libXext-devel libuuid e2fsprogs-devel python-numdisplay protobuf-python protobuf protobuf-compiler protobuf-devel fltk fltk-devel


Vai no site do python e baixa a versão 3.1 tar.bz2 ou tar.gz.


Descompactação via linha de comando ou dá um botão direito ;-).
tar -zxvf Python-3.1.tar.gz2
ou
tar -xjvf Python-3.1.tar.bz2


Entra na pasta Python-3.1.
cd Python-3.1


Vamos compilar!! :).

./configure
make
su (senha do root)
make install


Crie uma pasta chamada “Blender” aonde quiser e entre nela via termial.

mkdir Blender
cd Blender

10º
Dentro da pasta baixe o código fonte através do svn.
svn checkout https://svn.blender.org/svnroot/bf-blender/trunk/blender

11º
Dentro da pasta que criamos “Blender” agora tem uma chamada “blender” que contém os arquivos.

Blender
|———blender
|——-(arquivos)
nessa pasta criei um arquivo chamado “user-config.py” esse arquivo é que vamos configurar nossa compilação, aqui os módulos são selecionados para a constração do blender.
gedit user-config.py

12º
Abra o arquivo “user-config.py” e cole isso, muitas coisa podem ser alteradas aqui experimente 😉

WITH_BF_OPENMP= ‘True’
WITH_BF_FFTW3 = ‘True’
WITH_BF_GAMEENGINE = ‘True’
WITH_BF_OPENEXR = ‘True’
WITH_BF_FFMPEG = ‘True’
WITH_BF_OPENAL = ‘True’
WITH_BF_SNDFILE = ‘True’
WITH_BF_SDL = ‘True’
WITH_BF_DDS = ‘True’
WITH_BF_BULLET = ‘True’
WITH_BF_FREETYPE = ‘True’
WITH_BF_STATICPYTHON = ‘False’

#WITH_BF_FFMPEG = ‘True’
#WITH_BF_OPENAL = ‘True’
#WITH_BF_QUICKTIME = ‘True’
#WITH_BF_GAMEENGINE = ‘True’
#WITH_BF_PLAYER = ‘False’ # set this to True whenever the player has been ported properly
#WITH_BF_JACK = ‘True’
#WITH_BF_SDL = ‘True’
#WITH_BF_ICONV = ‘True’
#WITH_BF_FFTW3 = ‘False’
#BF_DEBUG = ‘False’

#WITH_BF_SNDFILE = ‘true’
#WITH_BF_OPENMP = ‘true’

BF_NUMJOBS = ‘4’
BF_PYTHON=’/usr/local’
BF_PYTHON_LIBPATH = ‘${BF_PYTHON}/lib’
BF_PYTHON_VERSION = ‘3.1’
BF_PYTHON_INC = ‘${BF_PYTHON}/include/python${BF_PYTHON_VERSION}’
BF_PYTHON_BINARY = ‘${BF_PYTHON}/bin/python${BF_PYTHON_VERSION}’
BF_PYTHON_LIB = ‘python${BF_PYTHON_VERSION}’
BF_PYTHON_LINKFLAGS = [‘-Xlinker’, ‘-export-dynamic’]
BF_PYTHON_LIB_STATIC = ‘${BF_PYTHON}/lib/libpython${BF_PYTHON_VERSION}.a’

13º
Salve e feche o arquivo, e vá na pasta ../Blender/blender e acione o scons digitando no terminal scons.

$scons
e é só esperar para terminar a compilação!

14º
Finalizada a compilação será criada 2 pasta.
Blender
|———blender
|——-(arquivos)
|———build      <— criadas na compilação
|———install    <— criadas na compilação
entre na pasta ..install/linux2, daí você já conhece! e é só corre pro abraço ou melhor pro mouse!!

mais informações

–> http://www.google.com
–> http://www.graphicall.org/builds/   <— builds oficiais, experimentais e otmizados do blender (troque uma ideia com o pessoal para tirar dúvidas)
–> http://www.blenderartists.org/cms/  <— forum de discussões
–> http://www.blender.org/development/ <— sem comentários

Até a próxima!!

Fonte:http://rajivmudgal.com/

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2 Respostas para “Build Blender – Compilando Blender 2.5 no Linux

  1. Eu tava louco atrás disso, vai ser de grande ajuda pra mim. Outra coisa que estou atrás(não sei se você sabe), é como compilar o YaFaRay no Fedora, já tentei de tudo quanto é jeito e não consegui.

    Outra dúvida que eu tenho se eu instalar o Blender 2.5 como fica o 2.49?

    • Beleza n3t0, cara pode instalar o 2.5 na boa não tem nenhum conflito com o 2.49 (eu usa a versão compactada do 2.49 e deixo ele em /home/) e o 2.5 em outro diretório (SVN).
      Em Relação ao YaFaRay não sei te responder porque não utilizo esse render 🙂
      Abraço!!

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